segunda-feira, 28 de março de 2011

5XFavela no Cine Artes Uerj


O cineclube Cine Artes Uerj convida para as sessões, 5XFavela.
5XFavela (1961)
Dia 07 de abril de 2011 – às 18hs
5XFavela: agora por nós mesmos (2010)
Dia 14 de abril de 2011 – às 18hs (seguido de bate-papo com os diretores dos episódios). Mediação: Professora Denise Espírito Santo.
Transmissão simultânea: www.angutv.com.br
ENTRADA FRANCA
Local: Uerj (campus maracanã).
Auditório do Instituto de Artes – 11º andar – Bloco E

O projeto retoma a idéia do cineasta Leon Hirszman (1938-1987), a quem o filme é dedicado. No verão de 1961 para 1962, cinco jovens universitários de classe média –dentre eles o próprio Leon e Carlos Diegues –subiram os morros cariocas para realizar um longa-metragem em episódios, produzido pela União Nacional dos Estudantes (UNE).
"Desde 1993, quando tivemos o primeiro contato com organizações culturais nascidas nessas comunidades, temos acompanhado o progresso dos jovens cineastas moradores de favelas, produzindo curtas com mini-DVs, pequenas câmeras digitais domésticas, editados em programas acessíveis na grande rede. Esses filmes são vistos entre eles mesmos, circulando de um núcleo comunitário a outro, raramente vencendo a barreira do gueto.” Carlos Diegues
FICHA TÉCNICA:
PRODUTORES: Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães
COMPANHIA PRODUTORA: Luz Mágica
CO PRODUÇÃO: Globo Filmes
PRODUTORES ASSOCIADOS: Videofilmes, Quanta, TeleImage
DIRETORES: Manaíra Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos e Luciana Bezerra.
COORDENAÇÃO DE ROTEIROS: Rafael Dragaud
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Tereza Gonzalez
FOTOGRAFIA: Alexandre Ramos
MONTAGEM: Quito Ribeiro
DIREÇÃO DE ARTE: Pedro Paulo de Souza e Rafael Cabeça
TEMA MUSICAL: MV Bill e AfroReggae

OS EPISÓDIOS
Fonte de Renda Direção: ManaíraCarneiro e Wagner Novais. Argumento: Vilson Almeida de Oliveira. Roteiro: Oficina Cidadela/Cinemaneiro (Linha Amarela). Elenco: Silvio Guindane, GregorioDuvivier, Hugo Carvana, DandaraGuerra.
Um jovem realiza o sonho de entrar para a faculdade de Direito, mas encontra dificuldades para dar conta dos gastos com livros e transporte. Ele se sente tentado a vender drogas para amigos da faculdade e, assim, conseguir o dinheiro para custear seus estudos.
Arroz com Feijão Direção: Rodrigo Felha e Cacau Amaral. Argumento: José Antonio da Silva. Roteiro: Oficina CUFA (Cidade de Deus ). Elenco: Juan Paiva, Pablo Vinicius, Flavio Bauraqui, Ruy Guerra.
Certo dia, o menino Wesley ouve uma confissão do seu pai: ele está cansado do cardápio da casa, sempre um prato de arroz com feijão. O menino se junta ao amigo Orelha e sai em busca de recursos para comprar um frango.
Concertopara Violino Direção: Luciano Vidigal. Argumento: Rodrigo Cardozo da Silva. Roteiro: Oficina AfroReggae (Parada de Lucas). Elenco: Thiago Martins, Cintia Rosa, Samuel de Assis, Feijão (Washington Rimas).
Ainda crianças, Márcia, Jota e Ademir fazem um juramento de amizade eterna. Agora adultos, Jota entrou para o tráfico de drogas e Ademir, para a polícia. O enfrentamento entre os dois pode impedir que Márcia, agora, realize seu sonho de ser violinista.
Deixa Voar Direção: Cadu Barcellos. Argumento: Cadu Barcellos. Roteiro: Oficina Observatório de Favelas (Complexo da Maré). Elenco: Vitor Carvalho, Joyce Lohanne, Luis Fernando, Luciano Vidigal, Marcelo Mello.
Flávio deixa a pipa de um amigo cair no lado da favela dominado por uma facção rival. Mesmo sabendo que vai pisar em terreno proibido, resolve buscar a pipa.
Acende a Luz Direção: Luciana Bezerra. Argumento: Luciana Bezerra. Roteiro: Oficina Nós do Morro (Vidigal ). Elenco: Márcio Vito, João Carlos Artigos, DilaGuerra, Roberta Rodrigues.
É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Os técnicos enviados pela companhia de luz não conseguem resolver o problema. Os moradores resolvem manter um funcionário até que a luz volte.

Não percam e sejam bem vindos!

Nenhum comentário: