construindo a JORNADA PARAENSE DE CINECLUBES
Belém, 15 de maio de 2010
Reunidos nos ii DIÁ-logos cineclubistas – construindo a jornada paraense de cineclubes, evento realizado no dia 15 de maio de 2010, no Instituto Nangetu de Tradição Afro-Religiosa e Desenvolvimento Social, as entidades e organizações abaixo relacionadas decidiram o pela necessidade de realização da JORNADA PARAENSE DE CINECLUBES.
A Jornada Paraense de Cineclubes terá assegurada a ampla participação de representantes do poder público e da sociedade civil, podendo participar da mesma todos os REPRESENTANTES DE CINECLUBES, filiados ou não ao CNC - CONSELHO NACIONAL DE CINECLUBES BRASILEIROS, assim como os representantes de instituições públicas e particulares, entidades da sociedade civil e outras nas quais sejam desenvolvidas atividades de caráter cineclubista, inclusive com direito à VOZ & VOTO nas assembléias deliberativas;
Por atividades de caráter cineclubista entendem-se aquelas que são desenvolvidas mediante:
1. Compromisso cultural ou ético.
2. Estrutura democrática.
3. Sem fins lucrativos.
Para a organização e desenvolvimento de suas atividades, a Jornada Paraense de Cineclubes contará com uma COMISSÃO ORGANIZADORA escolhida no ii DIÁ-logos cineclubistas.
Dentro deste entendimento, foram aprovadas as seguintes propostas:
A data da Jornada Paraense de Cineclubes (22, 23, 24 e 25 de julho de 2010. Em Belém)
Os eixos temáticos :
· Integração estadual dos movimentos, ações e entidades cineclubistas /
· (Municipalização) das políticas públicas /
· Cadeia produtiva (formação, produção, difusão e distribuição) /
· Acesso, pesquisa, preservação e memória /
· Povos e comunidades tradicionais
A COMISSÃO ORGANIZADORA da Jornada Paraense de Cineclubes escolhida no ii DIÁ-logos cineclubistas será composta por 6 (seis) representantes de instituições, entidades e grupos que desenvolvem atividades cineclubistas e com destacada no Estado do Pará.
A COMISSÃO ORGANIZADORA da Jornada Paraense de Cineclubes escolhida no ii DIÁ-logos cineclubistas será exercida pelas seguintes representações:
Representante de Ponto de Cultura – ANANIN (REDE JUVENIL)
Representante de Grupo formal – INSTITUTO NANGETU
Representante de Cineclube – Amazonas Douro
Representante de Entidades – ABDeC-Pará
Representante de Grupo Informal – APJCC
Representante do Governo – SECULT
A COMISSÃO ORGANIZADORA da Jornada Paraense de Cineclubes terá as seguintes tarefas para desempenhar imediatamente...
· Carta à Secult convidando para compor a Comissão Organizadora
· Carta ao Minc (+ Cultura) sobre Jornada
Compete à COMISSÃO ORGANIZADORA da Jornada Paraense de Cineclubes escolhida no ii DIÁ-logos cineclubistas:
I - coordenar, supervisionar e promover a realização da Jornada Paraense de Cineclubes;
II – propor a programação da Jornada Paraense de Cineclubes;
III - assegurar a lisura e a veracidade de todos os atos e procedimentos relacionados à realização da Jornada Paraense de Cineclubes;
IV - atuar junto às instâncias cineclubistas nacionais e aos gestores e instituições culturais brasileiras, formulando, discutindo e propondo as iniciativas referentes à organização da Jornada Paraense de Cineclubes;
V. mobilizar parceiros e entidades, no âmbito de sua atuação nos municípios, para preparação e participação na Jornada Paraense de Cineclubes;
VI. acompanhar o processo de sistematização das diretrizes e proposições da Jornada Paraense de Cineclubes;
VII. escolher convidados e observadores para participação na Jornada Paraense de Cineclubes;
VIII. dar cumprimento às deliberações da Jornada Paraense de Cineclubes;
IX. coordenar a divulgação da Jornada Paraense de Cineclubes;
X.- Criar Grupos de Trabalho para garantir a execução da Jornada Paraense de Cineclubes.
XII. Elaborar proposta de Regimento Interno da Jornada Paraense de Cineclubes.
XII.Elaborar a proposta de anteprojeto dos Estatutos da Federação Paraense de Cineclubes.
Os ii DIÁ-logos cineclubistas destacam ainda a presença colaborativa do coordenador de Rede do Programa Cine Mais Cultura, Rodrigo Bouillet, assim como dos representantes de cineclubes que vieram de outros municípios paraenses que não os da Região Metropolitana de Belém (“Boca da Mata”, de Redenção; e “Cruzeirinho”, de Soure). Do mesmo modo, reafirmam as reflexões e propostas apresentadas na CARTA DOS CINECLUBISTAS lançada pela altura dos i DIÁ-logos cineclubistas - A fala das práticas - Relatos de experiências e rodas de diálogos, evento livre, democrático e independente, realizado nos dias 17, 18 e 19 de agosto de 2009, que segue abaixo:
CARTA DOS CINECLUBISTAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM
A experiência da troca de conteúdos e vivências proporcionada pela participação nos DIÁLOGOS CINECLUBISTAS trouxe para os seus participantes a certeza de que o CINECLUBE é um espaço de construção de aprendizados e diálogos democráticos e necessariamente uma ferramenta educativa capaz de formar consciências e culturas poéticas e visuais, pelas quais o ser humano pode vir a criar e a produzir um novo pensamento, assim como a arte na sua plenitude política e libertária.
Nesse sentido, nós, abaixo-assinados, realizadores, produtores e técnicos, atores e atrizes, cineclubistas, críticos e pesquisadores, exibidores e amantes do cinema, representantes de projetos e organizações resolvemos tornar pública a CARTA DOS CINECLUBISTAS, com o objetivo de refletir, compartilhar e sugerir idéias e propostas para fortalecer o cinema, o audiovisual e o cineclubismo no Estado do Pará.
CONSIDERANDO:
* Que a dimensão continental e a diversidade cultural amazônidas são fatores que devem ser referenciados de forma a que sejam rompidas as amarras impostas pelo processo colonizador que cria padrões culturais e mediáticos - internacional e nacional -, que dificulta o direito à produção do conhecimento pelos povos de nossa Região;
* Que a produção e a difusão audiovisual que considerem identidades e modos de vida na Amazônia são premissas básicas para que instauremos um processo de construção de novas perspectivas poéticas e visuais capazes de fazer frente às referências audiovisuais impostas pela indústria cultural;
* Que é inalienável o direito dos realizadores paraenses garantirem que os seus filmes sejam vistos pela comunidade, do mesmo modo que é também inalienável o direito do povo paraense e amazônida de ter acesso às obras cinematográficas e reflexões críticas produzidas na Região e no mundo;
* Que esta consciência também é uma garantia de fortalecimento do atual momento, pelo resgate da memória do cinema e do imaginário de si mesmo;
* Que o atual estágio de amadurecimento coletivo das organizações culturais autônomas amazônidas está em sintonia com o avanço dos movimentos sociais;
* Que o CINECLUBE tem características colaborativas e solidárias, pelo que as suas atividades são desenvolvidas de forma democrática, mediante compromisso ético e cultural, sem fins lucrativos;
* Que as ações de caráter cineclubista dependem de atores voluntários que não economizam esforços para realizar as suas intervenções, na medida em que são amantes do cinema e acreditam na construção de uma cultura visual poética e estética capaz de propor a reflexão crítica amazônida e democratizar a cultura cinematográfica mundial;
* Que os praticantes do cineclubismo consolidam e ampliam os circuitos de exibição e fortalecem uma cadeia produtiva (audiovisual e intelectual) solidária, com investimento na economia local, de modo que para as práticas cineclubistas são fundamentais e para a divulgação das obras cinematográficas, na medida em que as tornam conhecidas da comunidade.
PROPOMOS:
1. Apoio a campanhas e iniciativas promovidas pela Federação Internacional de Cineclubes (FICC) e pelo Conselho Nacional de Cineclubes (CNC);
2. Implementação de políticas públicas de fomento e fortalecimento da atividade cineclubista no Estado de Pará;
3. Estadualização dos editais nacionais do audiovisual;
4. Inclusão de ações de fomento à atividade cineclubista no Plano Estadual de Cultura e nos editais que venham a ser lançados no campo audiovisual paraense;
5. Inclusão da participação de pessoas físicas em editais cineclubistas (o fomento estatal deve assimilar à dinâmica e a complexidade cineclubista como um movimento que não necessariamente está vinculado a entidade com corpo jurídico consolidado);
6. Criação da bolsa-cineclube;
7. Criação de bolsas de pesquisa em cinema e cineclubismo;
8. As ações governamentais devem necessariamente interiorizar as ações cineclubistas;
9. Fortalecimento da Rede Paraense de Cineclubes, fazendo distribuir informação, artigos, cartas, manifestos e vídeos em redes sociais, listas de discussão de redes afins, estreitando a comunicação entre outras redes de cineclubes na Região Amazônica e do mundo;
10. Criação da Comissão Organizadora da JORNADA PARAENSE DE CINECLUBES, com designação de autonomia para desenvolver uma proposta estrutural de realização da mesma;
11. Criação da Federação Paraense de Cineclubes;
12. Apoio as organizações sociais que desenvolvem ações cineclubistas no Estado do Pará;
13. Estímulo à criação e acompanhamento de novos cineclubes, dentro de uma política de economia solidária, embutida em uma estrutura de formação, pesquisa, reflexão, produção, exibição, distribuição e preservação da cultura audiovisual paraense e amazônida;
14. Apoio ao deslocamento para participação dos cineclubes paraenses nos eventos estaduais, nacionais e internacionais;
15. Investimento em publicações referentes ao movimento cineclubista, como artigos, críticas e material impresso de divulgação coletiva das programações;
16. Investimento no Circuito Paraense de Cinema em toda a rede de cineclubes, estadual, nacional e internacional, em parcerias diretas com instituições e empresas;
17. Investimento na distribuição e exibição do acervo de produções do audiovisual paraense e amazônida;
18. Digitalização e disponibilização à comunidade, inclusive pela internet, do acervo do Museu de Imagem e Som – MIS;
19. Promover intercâmbios para fortalecer a rede solidária cineclubista;
20. Inclusão das organizações de cineclubes nos colegiados de decisão das políticas públicas do setor cultural;
21. Participação das organizações de cineclubes nos espaços públicos cinematográficos (Cine-Teatro Líbero Luxardo, Maria Silva Nunes, Cine Acyr Castro e Cinema Olímpia);
22. Inclusão de propostas cineclubistas em projetos como Escola Aberta e outros desta natureza;
23. Criação da CINEMATECA DO PARÁ, com estrutura para consulta e empréstimo de acervo, assim como a criação de um banco de memória e da história do audiovisual e do cineclubismo paraense;
24. Estímulo às práticas cineclubistas em espaços urbanos (praças, ruas, feiras);
25. Investimento em circuitos cineclubistas com a produção audiovisual desenvolvida pelas comunidades paraenses;
26. Fomento aos circuitos cineclubistas itinerantes;
27. Estímulo à produção e difusão cineclubista de filmes destinados ao público infantil;
28. Estímulo à produção e difusão cineclubista de filmes que tenham como tema as comunidades tradicionais;
29. Uso da licença “CREATIVE COMMONS” como política de fomento à produção audiovisual;
30. Distribuição em “CREATIVE COMMONS” dos produtos audiovisuais resultantes de fomentos estatais;
31. Fortalecimento de experiências cineclubistas desenvolvidas no âmbito da administração pública, como o CINE-UEPA, CINE-EGPA, CINE PEDRO VERIANO, SESSÃO CULT, e outras;
32. Investimento para o MAPEAMENTO da produção audiovisual e das práticas cineclubistas paraenses.
Assinam este documento:
CINECLUBES:
Aliança Francesa
Amazonas Douro
Ananin Dance
Argonautas
Boca da Mata (Redenção)
Centro Cultural Brasil Estados Unidos
Cruzeirinho (Soure-Marajó)
Mãe Nangetu
Pedro Veriano
Rede Aparelho
Tela de Rua (Moculma)
PROJETOS:
Azuelar
Cinema de Rua
Resistência Marajoara
Revista Pará Zero Zero
ORGANIZAÇÕES:
Aparelho (REDE)
Argonautas Ambientalistas da Amazônia
Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABDeC-PA)
Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC)
Grupo de Estudos e Pesquisas Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA/UEPA)
Fórum dos Povos e das Comunidades Tradicionais
Instituto Cidadania Amazonas
Instituto Nangetu de Tradição Afro-Religiosa e Desenvolvimento Social
Inovacine-Fapespa
Irmandade São Benedito
Movimento Cultural da Marambaia – Moculma
Ponto de Cultura Ananin
Ponto de Cultura Cruzeirinho (Soure)
Pontão de Cultura Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil
Rede Audiovisual Norte
Rede Norte de Cineclubes
Nenhum comentário:
Postar um comentário