quarta-feira, 19 de maio de 2010

Estão abertas as inscrições para cadastrar cineclubes que queiram participar do Vídeo Índio Brasil.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviar por e-mail para inscricao@videoindiobrasil.org.br





REGULAMENTO VÍDEO ÍNDIO BRASIL 2010

MOSTRA AUDIOVISUAL COMPOSTA POR FILMES E VÍDEOS COM TEMÁTICAS INDÍGENAS






APRESENTAÇÃO



A Direção-Geral do Vídeo Índio Brasil – Mostra Nacional Vídeo Índio Brasil 2010.



Em edições anteriores, o Vídeo Índio Brasil mostrou que o recurso audiovisual constitui um instrumento cada vez mais importante para revelar a identidade e as tradições das populações de todo o mundo. O projeto inicial contou com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), do Fundo Nacional de Cultura e do Programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural. O Festival contou, também, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério do Turismo. Nesta nova edição o projeto conta ainda com o apoio e parceria do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.




O projeto consiste na exibição simultânea em 100 (cem) cidades brasileiras inscritas e selecionadas de acordo com as normas e critérios desse regulamento. A programação do Vídeo Índio Brasil será exibida entre os dias 31 de julho a 07 de agosto de 2010, com a projeção dos vídeos e filmes, oficinas, seminário, apresentações, exposições e debates. Todas as atividades terão entrada franca.



Essa iniciativa possibilita um melhor conhecimento do patrimônio indígena, além de contribuir com a criação de uma nova perspectiva cultural que fortaleça as relações entre indígenas e não indígenas.



Os DVD´s do Vídeo Índio Brasil serão enviados gratuitamente a todas as cidades participantes que se comprometam a realizar o evento, assim como as projeções dos filmes de acordo com a programação proposta pela direção-geral, na semana de 31 de julho a 07 de agosto de 2010.



A organização das atividades paralelas como debates, oficinas, apresentações, mostras locais e exposições, não são obrigatórias, ficando a critério de cada responsável local realizá-las.



Cada cineclube ou localidade participante é cadastrado através de um responsável local, que cuidará da realização do evento em sua cidade. Em 2008, cinco cidades participaram do Vídeo Índio Brasil. No ano de 2009 o projeto ampliou seu circuito de exibição para sete cidades sul-mato-grossenses. Para 2010, a terceira edição do Vídeo Índio Brasil objetiva alcançar mais de 100 cidades em todo país.





REGULAMENTO



- As cidades que participaram do projeto em 2009 estarão automaticamente cadastradas para o evento em 2010, mediante confirmação;



- A não confirmação das cidades participantes em 2009 no prazo determinado, autoriza automaticamente a direção-geral do evento a aceitar a inscrição de outro participante;



- A Mostra Nacional do Vídeo Índio Brasil, assim como a programação proposta pela direção-geral para cada dia, deverá ocorrer obrigatoriamente na semana de 31 de julho a 07 de agosto de 2010;



- Cada coordenador local tem a liberdade para realizar atividades paralelas relacionadas com o evento como: Oficinas, debates, seminário, mostras regionais e locais, exposições e apresentações entre outros ( como é sugerido no tópico de atividades associadas ao evento.



- O evento terá entrada franca em todo território nacional;



- O responsável de cada cidade deve garantir: o espaço físico para exibição das mostras, equipamentos necessários a exibição (aparelho de DVD e projetor), a organização e divulgação na sua cidade;



- Todo e qualquer apoio ou patrocínio captado pelo coordenador local para o evento em seu município será por ele administrado, não havendo vínculo com a direção-geral do evento;



- Em contrapartida, os produtores do evento, além do apoio nacional, encaminharão aos responsáveis de cada cidade os DVDs com os programas oficiais da Mostra Nacional do Vídeo Índio Brasil;



- Os DVDs com os programas oficiais serão enviados para o endereço preenchido na ficha de inscrição conforme o campo "Endereço para correspondência";



- A direção-geral do Vídeo Índio Brasil enviará para cada cidade cadastrada, um Manual com todas as instruções, cronograma nacional, plano de trabalho, produção e projeto para busca de apoio local;



- Após a realização do evento, o coordenador de cada cidade, se compromete a enviar por e-mail e/ou correio para a coordenação nacional relatório contendo: material de divulgação, matérias que saíram sobre a mostra, fotos e resumo sobre o Vídeo Índio Brasil em sua cidade. O envio deste material é obrigatório;



A produção nacional do evento, além do apoio nacional, encaminharão aos coordenadores de cada cidade os DVDs com os programas oficiais do VIB 2010.



Após o recebimento do e-mail com a solicitação de participação de sua cidade no projeto, a direção-geral do VIB 2010 enviará um manual com todas as instruções, cronograma nacional, plano de trabalho, produção e projeto para busca de apoio local.



Sugestão de atividades associadas à Mostra Nacional do Vídeo Índio Brasil:



· Apresentações de canto e dança dos grupos musicais indígenas;



· Exposição fotográfica indígena;



· Feira de artesanato Indígena. O evento VIB não tem fins lucrativos. Caso o coordenador local tenha espaço, e queira executar esta atividade a comercialização de artesanato indígena, será realizada estritamente pelos próprios indígenas e o lucro revertido para os próprios artesãos;



· Palestras e debates com especialistas e profissionais em diferentes segmentos da sociedade:



- Representantes dos povos indígenas locais e região, lideranças políticas (caciques), lideranças religiosas (pajés) ou integrantes da comunidade indígena;



- Representantes das Prefeituras, Governo e especialistas em Políticas Públicas voltadas para os Povos Indígenas;



- Nas cidades em que houver representações do INCRA e da FUNAI é fundamental convidar seus representantes para os debates;



- Representantes de Organizações Não-Governamentais (Ong's) que atuam em prol da causa indígena;



- Representantes das Universidades, Professores, Doutores, Mestres universitários, das áreas de conhecimento como Antropologia, Sociologia, Política, Ciências Sociais, História, Direito, Cinema, e/ou que desenvolvam trabalho de pesquisa junto às comunidades indígenas;



- Cineastas, Diretores de cinema, Produtores Culturais e afins.



As cidades inscritas e selecionadas deverão seguir os pressupostos estabelecidos nesse regulamento.



Em caso e dúvidas, entre em contato:

inscricao@videoindiobrasil.org.br

Fones: 51 33985434/ 51 99351195 (Andrea)/ 51 84119771 (Luciana)





CAMPO GRANDE (MS), 08 DE ABRIL DE 2010.





DIREÇÃO-GERAL VÍDEO ÍNDIO BRASIL

AV. AFONSO PENA, 5420 SL. 28

CEP 79041-010

CAMPO GRANDE (MS)

Nenhum comentário: