quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lançamento História, Cinema e outras imagens juvenis

Lançamento
História, Cinema e outras imagens juvenis
Editora da Universidade Federal do Piauí, 2009, ISBN 9788574632728
Organizador
Edwar de Alencar Castelo Branco

Resumo geral:

Os textos que compõem a coletânea expressam um universo multifacetado da pesquisa acadêmica no Brasil ao mesmo tempo em que articulam pesquisadores de diferentes regiões e interesses. Mas algo faz esmaecer a aparência babélica dos estudos: todos indagam sobre o funcionamento social da imagem e, de modo particular, sobre o interesse dos filmes experimentais brasileiros para a pesquisa acadêmica. Quais eram as temáticas mais recorrentes nestes filmes? Quem os fazia? Quais são estes filmes e que conhecimento nós temos deles? O que fazem, o que pensam, como vivem aqueles jovens que promoveram um terrorismo do signo, uma subversão do símbolo e da sintaxe e uma guerrilha semântica como aspectos de uma revolução semiológica que pretendia reconstruir a linguagem e reposicionar a criatividade, tornando-a instrumento de fazimento de seu tempo? Debruçados sobre um período que vai desde a “montagem sonora em música concreta” d’O Pátio (G. Rocha, 1959) até as peripécias experimentais de Jomard Muniz de Brito e Geneton Moraes Neto, pesquisadores de diferentes regiões do Brasil propõem respostas a estas e a outras questões.

Sumário

Apresentação

Rupturas instauradoras e funcionamento social da imagem no Brasil Contemporâneo.

Edwar Castelo Branco

O Pátio e o cinema experimental no Brasil: apontamentos para uma história

das vanguardas cinematográficas.

Rubens Machado Júnior

Recinfernália: sabotagens simbólicas na filmografia superoitista de Jomard

Muniz de Brito.

Edwar de Alencar Castelo Branco

Roniel Sampaio Silva

Dançar sobre as ruínas: Os filmes superoito de Geneton Moraes Neto

Luciana Corrêa de Araújo

Apontamentos em torno do “Cinema Marginal” e do “Cinema Novo”

Alcides Freire Ramos



Os vários caminhos do cinema: cinemanovistas, marginais e a

redefinição da sintaxe cinematográfica

Jaislan Honório Monteiro

Cinema, invenção do diabo?

Teresinha Queiroz



“UNE – somos nós”: a fotografia como gesto, Bahia, 1979.
Ana Maria Mauad
1968: O levante das palavras
Durval Muniz de A. Júnior

Caminhando contra o vento: política e fragmentação identitária nos

Anos 1960

Idelmar Gomes C. Júnior

A metrópole nas fronteiras do silêncio: aura e fantasmagoria no cinema
urbano de Walter Hugo Khouri
Jaison Castro

Palimpsesto fotográfico: Apropriação de antigos retratos como instrumento
de conhecimento e experimentação conceitual
Meire Tavares
Zozilena Froz

Roberto Piva & o Flâneur Surreal em “Paranóia”: uma visão desejante de São Paulo (1963)

Reginaldo Sousa Chaves

Edwar de Alencar Castelo Branco

A cidade que abraça: atravessamentos e caminhadas em filmes Experimentais

Edwar de Alencar Castelo Branco

Renata Flávia de Oliveira Sousa

A contracultura na cinematografia piauiense dos anos 1970.

Frederico Osanan Amorim Lima

Raul Seixas e as tensões culturais no Brasil dos anos 1970

Emília Saraiva Nery



Em busca do Superoutro: impressões de um cinema suicida

Francisco Aristides de O. S. Filho

Izabel de Fátima Cruz Melo

“Para além e para aquém de uma imagem moral e representativa do pensamento, tal como este aparece nos esforços filosóficos racionalistas, esse livro exclama os encontros e intersecções que são capazes de arrancar o ato de pensar de sua posição pateticamente imóvel e pacífica e o instaurar como poesis, fabricação, decifração enfim. Trata-se de um esforço coletivo e plural para pensar sobre as condições de existir no interior das quais as práticas microbianas de alguns brasileiros articulados à grande e multifacetada área da produção artística e, secundariamente, da atuação política juvenil, foram capazes de instaurar a novidade num ambiente e em um tempo pouco afeito a ela”.

Edwar Castelo Branco, excerto da Apresentação do livro.

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