MOSTRA CINE COMO LE GUSTA
apresenta:
CICLO CASSAVETES
Em julho, o CICLO CASSAVETES traz à tona a produção diretor e ator John Cassavetes. Considerado o pai do cinema independente dos Estados Unidos por ter criado um estilo próprio e quase artesanal de trabalho, seu cinema tem características como: baixo orçamento, elenco normalmente composto por amigos e sua esposa Gena Rowlands, valorização do ator/personagem e valorização do improviso.
Veja a programação do CICLO CASSAVETES no SESC Tijuca:
3/7, 15h
SOMBRAS. Dir.Jonh Cassavetes. EUA, 1959.
Ben leva uma vida errante, sem muitos propósitos. Sua irmã Leila está prestes a se apaixonar e sofrer. O outro irmão Hugh tenta uma carreira como músico, mas não tem tido muita sorte. O trio se envolve numa rede que envolve amores, mentiras e preconceitos. O filme de estréia do diretor tem a trilha sonora assinada por Charles Mingus. O filme é considerado um dos marco da cena independente. 12 anos.
10/7, 15h
FACES. Dir.Jonh Cassavetes. EUA, 1968.
Segundo filme de Cassavetes, a produção foi adaptada de uma peça teatral de sua autoria. A trama acompanha a lenta desintegração de um casamento da classe média alta norte-americana, em que o marido se envolve com uma garota mais jovem , que conheceu no bar e a esposa começa uma relação com um garoto de programa. O filme recebeu 3 indicações ao Oscar. 12 anos.
17/7, 15h
UMA MULHER SOB INCLUÊNCIA. Dir. Jonh Cassavetes, EUA, 1974.
Sobrecarregado de trabalho num estaleiro, Nick Longhetti (Peter Falk) tenta conviver com o desequilíbrio emocional de sua esposa Mabel (Gena Rowlands), uma dona-de-casa depressiva. Quando os filhos começam a ser atingidos pelo trauma da mãe, Nick se vê obrigado a hospitalizá-la e assumir o controle da casa. Indicado ao Oscar de melhor direção. 12 anos.
24/7, 15h
A MORTE DE UM BOOKMAKER CHINÊS. Dir. Jonh Cassavetes, EUA, 1976.
Cosmo Vitelli, bem-sucedido proprietário de um clube de striptease, envolve-se numa dívida de jogo com a máfia. Eles aceitam esquecer a dívida se ele cometer um crime: matar um bookmaker chinês. No desenrolar do caso, nada acontece como o esperado. 12 anos.
31/7, 15h
NOITE DE ESTRÉIA. Dir. Jonh Cassavetes, EUA, 1977.
Um título teatral e atuações teatrais. Myrtle Gordon (Gena Rowlands) é uma famosa atriz de meia idade, que passa por uma crise de identidade por se sentir culpada pela morte de uma ardorosa fã na estréia de sua nova peça teatral. Myrtle passa a ver a mulher em alucinações e se recusa a aceitar o papel de uma mulher que envelhece. 12 anos.
Local: Sala de Vídeo (64 lugares) – SESC Tijuca – Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca.
Grátis (retirada de ingresso com 30 min. de antecedência, na bilheteria)
Informações: 3238 2076
Email: flaviasalgado@sescrio.org.br / thaisveiga@sescrio.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário